Akira Zakamoto sobre "Contorte Attese", 22/6/2016

 

"Elena Valsecchi apresenta algumas obras de arte interessantes que mostram casais e grupos de pessoas que pensam distraidamente enquanto viajam nos transportes públicos.

A paisagem triste e repetitiva do não-lugar do hábito é substituída, nas pinturas da Elena Valsecchi, por uma natureza luxuriante que quebra a chapa metálica e toma posse dos comboios, trazendo um sopro de vida ao ambiente asséptico e morto.

 

O que é perturbador nesses trabalhos é a própria natureza, vivida como matriz e ceifeira, uma natureza com uma conotação negativa, uma vez que se manifesta no meio urbano; a imagem mental do metro é, e deve permanecer, feia: embelezar o metro, tornando-o mais natural, significa, por absurdo, distorcé-lo.

 

Estamos cercados de coisas feias que nos tranquilizam.

A natureza anarquista e luddística nos assusta mais do que a brutalidade asséptica do meio cinzento que nos transporta de estação para estação. A Caron Mecânico nos dá o ritmo hipnótico e recursivo rotineiro, enquanto a beleza da natureza nos perturba.

 

"Senhor, tenha piedade do último dos seus filhos. Abra-me um esconderijo da natureza".

Elena Valsecchi canta a imortalidade da natureza, ela é sempre e para sempre, comendo o asfalto com as raízes das árvores, força destrutiva e geradora que nutre o universo para a eternidade.

O desconforto que o espectador sente é o desconforto de estar nesta terra, a consciência de que a natureza mais cedo ou mais tarde o levará de volta. "

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outros links media

 

https://jornaldascaldas.com/Exposicao_de_pintura_de_Elena_Valsecchi_

 

https://jornaloeste.pt/Exposicao_de_pintura_de_Elena_Valsecchi_

 

http://www.cm-cadaval.pt/Exposicao-de-pintura-abriu-Primavera-de-Livros-no-Cadaval

 

http://culturadeborla.blogs.sapo.pt/life-is-a-circus-e-esperas-telas-de-4631535

 

http://www.bracodeprata.com/exposicoes/138-contorte-attese

 

http://mirateca.com/miratecarts/artenamadalena/default.aspx

 

https://www.elenavalsecchi.com/blog/2017/07/06/honorable-mention-at-the-bienal-de-artes-plasticas-de-s-catarina-portugal/

 

https://www.elenavalsecchi.com/blog/2017/04/23/my-contortionists-whats-behind-the-complicated-path-towards-simplicity/